terça-feira, 31 de maio de 2011
Chá de Cozinha
O Chá de Cozinha (chamado de Chá de Panela em alguns locais) é uma reunião divertida da noiva com suas amigas, que funciona como uma despedida de solteira e uma oportunidade de ser presenteada com utensílios para seu novo lar.
Tradição que nasceu nos Estados Unidos, o Chá de Cozinha foi abraçado pela cultura brasileira. Geralmente é organizado por uma amiga ou parente que oferece a casa, faz os convites, organiza a lista de presentes e as brincadeiras que acontecerão na festa.
É ela também que fica responsável pelas bebidas. As convidadas levam doces ou salgados e os presentes determinados nos convites.Geralmente é realizado 1 mês antes da data do casamento, para que possa ser curtido com calma, sem os atropelos dos últimos dias.
Já o Chá de Bar é a versão masculina do Chá de Cozinha.
Geralmente são marcados para o mesmo dia, em locais diferentes ou no mesmo local, um em seguida ao outro. Muitos casais optam por fazer uma despedida única, que reúna todos os amigos. Aí, a lista de presentes engloba utensílios de cozinha e bar, sempre apresentada pela noiva a quem está organizando.
Animação do chá de panela
Chá de panela é uma ótima oportunidade para que a família do casal tenha um gostoso momento de integração. Também é uma maneira das amigas, parentes e, se quiser, até do noivo homenagear a noiva. Em versão moderna, esse tipo de evento tem ganhado maior sofisticação e muitas vezes se baseia em um tema específico, seja árabe, cigano, mexicano etc. Isto dá direito a decoração, figurino e buffet típicos.
Modificações à parte, sem dúvida, o melhor da festa continua sendo as divertidas brincadeiras. Na hora de escolhê-las, a dica dos profissionais da área é manter o bom senso, levando em consideração o perfil da noiva e dos convidados. A pessoa responsável pela organização do chá de panela pode cuidar desse detalhe importante para evitar possíveis constrangimentos.
É válido aproveitar a oportunidade (pode ser preenchendo um questionário) e colher alguns dados sobre a vida do casal, suas preferências, tempo de namoro. Tais informações podem ser usadas na hora das brincadeiras. Conforme o estilo do evento, a animação pode seguir uma linha mais comportada ou mais apimentada, que inclui jogos eróticos, como o famoso strip-tease da noiva.
Aos perdedores das brincadeiras podem ser aplicadas prendas (dançar, imitar um animal), mas a novidade passou a ser dar aos vencedores brindes (devem simples ou ficará dispendioso). Se você quiser e puder pagar por uma animação mais completa, existem, entretanto, poucos profissionais que fazem eventos destinados a adultos. Veja Guia de Endereços. O trabalho vai desde recepcionar os convidados até dá dicas prévias de bufê e decoração.
Algumas sugestões de brincadeiras para animar o chá de panela:
1) Jogos de perguntas e respostas são sempre bem-vindos;
2) Strip-tease da noiva. Sempre que erra uma pergunta, ela precisa tirar uma peça de roupa. Este jogo não está mais sendo usado com a mesma freqüência de antes, pois muitas vezes pode constranger a dona da festa e até mesmo algum convidado;
3) Para noivas e convidados mais liberais, outra dica caliente é contratar um ou mais dançarinos para fazer um divertido strep-tease. Deve-se ter o mesmo cuidado que no item anterior;
4) Para que todos os convidados participem, procure integrá-los através de disputas coletivas. As gincanas têm sempre ótimos resultados e incluem as mesmas brincadeiras do tempo de colégio (ovo na colher, corrida de saco, dança da cadeira);
5) Bingo diverte e consegue agradar jovens amigas, mamães, sogras e vovós;
6) Tradicional também é dançar com balões de ar (também conhecidos por bexigas e papos de anjo) amarrados nos pés. Enquanto a música rola, o objetivo é estourar a bexiga das concorrentes e, claro, evitar que estourem a sua. Ganha quem termina com sua bexiga nos pés;
7) Outra dança descontraída é de duas pessoas que, uma de frente para a outra, precisam segurar uma laranja ou uma bola de tênis com a testa. Vence a disputa quem não deixar o objeto cair;
8) Peça para que a noiva, de olhos vendados, adivinhe os objetos ganhados utilizando as mãos ou apenas tocando-os com os pés. Sempre que ela erra precisa pagar uma prenda.
9) Por fim, uma boa idéia é encerrar o chá de panela incrementando a opção acima. Quando for levar o último objeto para que a noiva adivinhe o que é, peça para que o noivo seja o garçom. Vestido a caráter, ele deve levar uma bandeja com champanhe e gelo (não coloque as taças para evitar acidentes, já que a noiva estará de olhos vendados). Quando ela tirar a venda, terá uma emocionante surpresa. Em seguida, o garçom de verdade os serve e os amigos do noivo entram para incrementar ainda mais a festa.
Agite seu Chá de Cozinha com brincadeiras envolventes onde todos possam participar. Algumas brincadeiras também servem para o Chá bar…Reserve sua Maquina Fotográfica e Filmadora, será diversão garantida.
ANTES DE COMEÇAR: O ENTROSAMENTO
Antes de o chá começar, os organizadores deverão fazer uma lista de pares famosos, tais como: Romeu e Julieta, Fred e Vilma, Sansão e Dalila, queijo e goiabada, etc. e escrever cada nome em um post-it (papel com adesivo). Assim que os convidados chegarem os organizadores os receberão com um tapinha nas costas para colar o papel para que todos (menos a pessoa) possam saber quem ela é. O objetivo do jogo é encontrar sua metade e para isso a pessoa terá que perguntar a outras algumas coisas do tipo: “Eu sou um herói?” “Sou uma comida?”, ” Eu ainda sou vivo”, etc. O jogo acaba quando todos encontrarem seu par.
BRINCADEIRA TRADICIONAL
Indicada para: Chá tradicional com a presença de amigas e parentes.
Como brincar: Esta é a brincadeira mais comum nas festas de chá-de-cozinha: A noiva tem que adivinhar qual é o presente que está dentro de cada pacote e cada vez que ela erra, recebe um castigo que pode ser: beber alguma coisa; ser pintada com guache, carvão ou batom; fazer uma declaração de amor para o noivo; pegar algum objeto com a boca, em uma bacia cheia de farinha; tirar uma peça de roupa e por ai vai.
Quando ela acaba de abrir os presentes, juntam-se todos os papéis fazendo uma grande bola e todas as amigas fazem uma roda. A bola vai passando e cada uma vai tirando um papel. De acordo com a tradição, quem ficar com o úItimo papél será a próxima a se casar.
BATATA QUENTE
Indicada para: Chá tradicional com maioria jovem.
Como brincar: A organizadora da festa deverá separar vários itens como: touca de banho, meia-calça colorida, máscaras (de oncinha, do zorro, de coelhinha, de mulher gato, etc), enfirn, tudo que ela encontrar de baratinho e brega. Deve também escolher algumas coisas legais como: anéis, broches, fivelinhas, batom, mini buquês, etc. Ela coloca uma música e, escondida das demais convidadas, esconde algo na caixa. A caixa deverá passar de mão em mão na roda e quando a organizadora parar a música, a pessoa que estiver com ela deverá abrir a caixa, e vestir ou usar o que estiver dentro. No final da festa as convidadas poderão levar seus ” Presentes” para casa.
EU BEIJARIA O PORCO
.Indicada para: Festa com a presença de amigos e colegas de trabalho.
Como brincar: Todos os convidados devem se sentar no chão formando urna roda. A organizadora da brincadeira deverá sentar-se no meio da roda e dizer: “Eu beijaria o porco no nariz”, por exemplo. Dito isso este porco (que pode ser de brinquedo ou imaginário) vai passando pela roda e cada convidado deverá dizer onde beijaria o porco: Tu beijaria o porco na orelha”, “Tu beijaria o porco na barriga” e por aí vai, sem repetir nenhurna parte. Quando o porco já tiver passado por toda a roda, a organizadora da brincadeira ordena que cada um beije a pessoa que está do seu lado esquerdo, no mesmo lugar onde ela disse que beijaria o porco. Assim, um por vez deverá executar a ordem. É diversão garantida!
O ANEL
Na hora de fazer o bolo é preciso esconder no meio da massa um anel. A convidada que ganhar o pedaço com aliança, é a próxima a se casar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário