terça-feira, 31 de maio de 2011

O cortejo

A entrada do cortejo na igreja tem as seguintes possibilidades:
Os convidados se instalam na igreja.

1 - Os primeiros a entrarem na igreja são: os padrinhos, sendo um casal de padrinhos da noiva, seguidos de um do noivo, depois o noivo com a mãe, seguidos pelo pai do noivo e a mãe da noiva.
No altar, os padrinhos do noivo ocupam o lado direito e os da noiva o lado esquerdo. Nesse cortejo as mulheres se posicionam ao lado esquerdo dos homens.
Em seguida entram as damas e pajens, as meninas à esquerda dos meninos.

Finalmente, entram a noiva com seu pai. Ela é a única a entrar pelo lado direito; na falta do pai ela pode entrar sozinha, ou com um irmão.
Ao chegarem próximo do altar, o noivo se dirige à noiva, cumprimenta o pai da noiva (ou quem esteja substituindo), com um aperto de mão e pede a mão da noiva.
Após receber a mão da noiva ambos se dirigem para o altar, o pai da noiva se dirige para o lado esquerdo junto à mãe da noiva.

2 - O cortejo é formado fora da igreja: neste caso é a noiva ao lado direito de seu pai que entra em primeiro na igreja, acompanhada das damas de honra, em seguida o noivo com sua mãe ao seu lado esquerdo, o pai do noivo e a mãe da noiva, e depois os padrinhos.

3 - Para uma entrada menos protocolar, os noivos podem entrar juntos na igreja, seguidos dos seus respectivos pais














Ao final da cerimônia, os noivos cumprimentam os padrinhos. Depois, se reúnem na frente do altar, o noivo dá o braço direito à noiva e o casal abre o cortejo de saída pelo corredor central, seguidos pelas damas e pajens, os pais dos recém-casados, os padrinhos de ambos lados, ou ainda podem sair primeiro os pais, os padrinhos, as damas e pagens e por último os noivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário